A Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) aprovou na última quinta-feira (24/04) a versão final das metas e indicadores do ODS 18 de Igualdade Étnico-Racial, submetidos pela Câmara Temática (CTODS18) que trata especificamente do tema.
O processo de construção dos indicadores, iniciado em junho de 2024, foi sistematizado no documento Metas e Indicadores do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 18 – Síntese do processo de construção e lançado nesta semana.
O documento relata de forma detalhada todas as etapas e metodologia de trabalho utilizada, como a realização de oficinas técnicas e de grupos de trabalho por meta, visando mapear, discutir e elaborar as propostas dos indicadores de forma participativa.
No total, foram realizadas 30 oficinas técnicas com 62 participantes de organizações governamentais e da sociedade civil que resultaram na elaboração das propostas dos indicadores. Todas as oficinas foram coordenadas pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), com o apoio técnico do Observatório ODS 18.
Representantes de organizações como o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) ficaram responsáveis pela condução técnica dos trabalhos.
O resultado foi a validação de 10 metas e a criação de 65 indicadores principais e 68 adicionais que deverão ser monitorados pelos órgãos de assessoramento técnico da CNODS, em comissão de monitoramento criada pela CTODS18, e contará com a participação de seus membros e o apoio do Observatório.
Além disso, o grupo irá propor ajustes ou sugerir novos indicadores e sistematizar o relatório anual de cumprimento das metas nas áreas do trabalho, segurança pública, justiça, representatividade, habitação, saúde, educação, territórios e saberes, e xenofobia.
Todas as metas e indicadores do ODS 18 já estão disponíveis no site do Observatório ODS 18.
Acesse aqui o documento