O Observatório ODS 18 participou da 6ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), nos dias 26 e 27 de março, no Auditório do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em Brasília.
De acordo com dados da Secretaria-Geral da Presidência da República, participaram 42 representações da sociedade civil e 42 do governo federal e entidades subnacionais. O grupo debateu e avaliou a implementação de ações voltadas para o alcance dos 17 ODS propostos pelas Nações Unidas, além do ODS 18 de Igualdade Étnico-Racial, proposto pelo Brasil. O Observatório ODS 18, membro da Câmara Temática ODS 18 da CNODS, tem como atribuição apoiar o Ministério da Igualdade Racial (MIR) na coordenação, formulação e implementação do Plano Operativo da Câmara.
“A apresentação do ODS 18 e do Observatório como parte da Agenda do Encontro da CNODS foi muito importante, pois se trata não apenas de uma formalidade, mas uma oportunidade para integrar essas questões nas discussões nacionais e para garantir que as vozes de todos os grupos, especialmente dos que historicamente foram marginalizados, sejam ouvidas e consideradas”, afirmou Inalda Béder, pesquisadora do Observatório.
A pesquisadora também destacou o papel do Observatório nesse processo, pois atua como um espaço de pesquisa, coleta de dados e de análise crítica, o que possibilita o monitoramento dos avanços e dos desafios relacionados às metas e aos indicadores do ODS 18, apoiando na formulação de políticas públicas específicas para as populações negras e indígenas.
Durante os dois dias de reunião foram discutidos diversos temas como a aprovação da Ata da 5ª Reunião Extraordinária e a apresentação da Estratégia Brasil 2050, proposta de trabalho do Ministério do Planejamento e o Sistema de Monitoramento e Avaliação da Agenda 2030, com contribuições do IPEA, IBGE e do Ministério da Igualdade Racial (MIR).
Além destes temas, o encontro contou com a aula magna do professor e ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Jessé Souza, que apresentou os resultados de sua pesquisa de campo junto às populações em situação de vulnerabilidade, que investigou, durante um ano e meio, os fatores que dificultam a conexão das camadas populares com as políticas emancipadoras.
Para promover avanços no cumprimento da agenda 2030, os novos Prefeitos e Prefeitas participaram do encontro organizado pelo governo, no início do ano, onde foi apresentado o compromisso “Meu Município pelos ODS” para incentivar a adesão dos(as) gestores(as) municipais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A 6ª Reunião Ordinária foi um espaço importante para o fortalecimento da CNODS com ações colaborativas em prol do desenvolvimento sustentável no Brasil.