Na última quinta-feira (20), o Observatório ODS 18 realizou a 3ª Sessão para o Desenvolvimento Sustentável, com a participação da coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, e mediação da pesquisadora do Observatório, Inalda Beder. O tema central foi “Indicadores do Desenvolvimento Sustentável e Igualdade Étnico-Racial”, destacando a importância de monitorar e promover a equidade racial.
A coordenadora apresentou a Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis, da instituição de mesmo nome, abordando a implementação da Agenda 2030, os avanços dos ODS e os indicadores para monitorar a igualdade étnico-racial. Além disso, discutiu como governos locais e a sociedade civil podem colaborar para construir cidades mais justas, democráticas e sustentáveis.
Dados do ICS/IPEA revelaram desigualdades raciais persistentes no Brasil, como diferenças no tratamento em espaços públicos, a superlotação carcerária e o alto índice de homicídios entre pessoas negras. A sessão também trouxe outros exemplos que evidenciam a necessidade de políticas públicas mais eficazes.
A experiência de especialistas como Zuleica Goulart é fundamental para a implementação do ODS 18, contribuindo para a redução do racismo e a garantia de direitos para pessoas negras, quilombolas e indígenas.
Agradecemos a todos(as) que participaram e fortaleceram essa iniciativa! Em breve os certificados serão disponibilizados.