Na quinta-feira (13), o Instituto Alpargatas lançou o Selo do ODS 18 de Igualdade Étnico-Racial, no 19° Seminário Nacional de Educação e 1° Congresso de Educação e Práticas Inovadoras à Escola Pública do Instituto Alpargatas, como fruto do Termo de Cooperação com o Observatório ODS 18.
A instituição pretende reconhecer e certificar as iniciativas educacionais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para a igualdade étnico racial.
O encontro reuniu secretários(as) de educação, gestores(as), educadores(as), técnicos(as) e especialistas na área da educação que debateram os desafios e as inovações no ensino público.
“Estamos trabalhando ao longo de mais de 10 anos com o projeto de educação pela cultura e com letramento racial nas escolas. Já estamos em 100% das escolas com este trabalho realizado e com a criação do ODS 18 junto com o Observatório do ODS 18, lançamos o selo para certificar as escolas que vem fazendo um trabalho efetivo de letramento e equidade nas escolas públicas”, declarou Berivaldo Araújo, diretor do Instituto Alpargatas.
A professora e ex-Ministra do Ministério da Igualdade Racial, Nilma Lino, também esteve presente na atividade e ressaltou a importância do selo na área da educação.
“O selo exige um acompanhamento e isto é bacana. Não basta apenas dar o selo e depois não saber se as coisas continuaram. É bom que as pessoas tenham um acompanhamento do seu trabalho, até mesmo para avaliar se o selo terá validade por muito tempo, pois não pode ser um rótulo para depois o trabalho não dar continuidade”, afirmou Lino. “Acho que isto é um ponto importante deste tipo de reconhecimento do trabalho sério que muitas escolas e seus educadores e educadoras vêm fazendo no Brasil”, concluiu.
A coordenadora do Observatório ODS 18 e professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Maria do Carmo Rebouças, participou do lançamento do Selo, em João Pessoa, e destacou a importância da cooperação.
“Essa é a primeira iniciativa nacional de reconhecimento por meio de um selo para o ODS 18. Um indicativo de que esse Objetivo ganhou vida própria e as instituições estão se apropriando dele, mais do que isso, estão comprometidas em realizar ações, projetos e políticas que contribuam para o seu alcance. O Instituto Alpargatas, sendo pioneiro no apoio a redes de ensino municipais para a promoção das leis 10.639/03 e 11.645/08, com o lançamento do selo repactua esse compromisso, não somente com a região em que atua, mas com o mundo”, declarou a coordenadora.
Sobre o Selo ODS 18
O Selo ODS 18 lançado visa certificar as práticas educacionais das escolas parceiras do Instituto Alpargatas, fomentando a implementação de ações que promovam o avanço das metas e indicadores do ODS 18 Igualdade étnico-racial.
Por meio da certificação, o Instituto visa fortalecer o protagonismo do Brasil na luta pela igualdade étnico-racial; promover o desenvolvimento humano; incentivar a adoção de práticas e princípios sustentáveis, além de valorizar a diversidade e promover a história e cultura afro-brasileira e indígena.