Observatório ODS 18 debate igualdade racial em encontro da sociedade civil na Paraíba, promovido pela Rotary International

No Dia Internacional das Mulheres (08/03), a coordenadora do Observatório ODS 18 e professora da UFSB, Maria do Carmo Rebouças, participou do Seminário Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), organizado pela Rotary International, e discutiu iniciativas sobre equidade de gênero e promoção da igualdade étnico-racial.

Durante a apresentação, a coordenadora destacou dados do Censo do IBGE, de 2022, da Rede de Observatórios da Segurança, da ONU Mulheres e do IPEA sobre a realidade das mulheres negras no Brasil, evidenciando altos índices de violência doméstica, mortalidade materna, impactos das mudanças climáticas e desigualdades socioeconômicas.

Com base nesses dados, Rebouças ressaltou a importância de ações alinhadas às metas do ODS 18 para enfrentar essas desigualdades. Entre os principais desafios, está a eliminação do racismo e da discriminação nos ambientes de trabalho, garantindo oportunidades justas para as mulheres negras.

O encontro contou com a participação de mais de 90 pessoas que demonstraram interesse em conhecer melhor o ODS 18 e incluí-lo nos planejamentos das organizações.